E agora, o que faço com tantas cores??

Pois é, compras AQUELA paleta dos teus sonhos, tem 456950569 cores, os teus olhinhos até brilham.

Depois, tens uma imagem, vais colorir, e pensas…”e agora??”

Não é fácil, eu sei!

Teoria da Cor é (na minha humilde opinião) um dos tópicos mais difíceis de dominar. Seja pela quantidade de cores disponíveis, por não ter a certeza se é aquela selecção que quero, porque cada selecção de cores imprime um “feeling” diferente à imagem final, ou por gostar de todas as cores do arco-íris, não é fácil não.

O Pinterest e o Instagram são as principais fontes de inspiração para mim, e quando me cruzei com uma ilustração de uma das artistas que lá sigo feita em tons azuis e rosa, pensei “eu tenho que pintar qualquer coisa com estas cores!”. Estava no processo de esboço da imagem que vês na capa deste artigo, e por isso decidi avançar.

A primeira parte estava feita, a escolha das cores principais, por isso é esse o conselho que te dou em primeiro lugar: escolhe duas cores que queiras que sejam o ponto focal, e trabalha a partir daí. Vais ter que usar outras cores (ou não, dependendo do efeito que pretendes) mas essas serão as principais.

Se estiveres a trabalhar com Aguarela, é fácil obter vários tons da mesma cor, basta acrescentar àgua. Com outros médios, terás que te adaptar ao que estás a utilizar.

Depois, dependendo da tua composição, aplicas as cores conforme os efeitos pretendidos, tendo em atenção que, por exemplo, azul é uma cor fria e rosa é uma cor quente, e o sítio da composição onde os aplicas vai dar “moods” diferentes à tua ilustração. No meu caso, e como azul é a minha cor preferida, essa foi a escolha predominante, e usei o rosa para pormenores de acentuação à volta da imagem.

Devo avisar-te, no entanto, em relação à mistura de cores, no cuidado em misturar cores complementares, porque se vão anular uma à outra, e aos pigmentos constituintes das cores que misturas, que podem resultar em cores lamacentas e pouco vibrantes.

Este assunto é vastíssimo, e não me importaria de fazer um post mais prolongado (ou vários), mas por agora ficamos por aqui, vou aproveitar o resto do meu domingo. Se tiveres alguma dúvida, deixa nos comentários, e deixo-te aqui o link para o vídeo no YT sobre o mesmo tópico

Abreijos!